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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

      Nunca como hoje, as empresas precisaram de verdadeiros “empreendedores”. Cada funcionário deve ter a atitude e comportamentos de “dono do negócio” e as empresas de sucesso são aquelas que tem em seus quadros verdadeiros “empreendedores”. Com as empresas enxugando seus quadros, terceirizando seus serviços, o profissional moderno deve ter igualmente uma perspectiva de ser auto-empregado e portanto ser a cada dia mais empreendedor de suas próprias capacidades.
  1. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença.
  2. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as idéias. A maioria das pessoas fica apenas na "boa idéia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem;
  3. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor!
  4. O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer;
  5. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis;
  6. O empreendedor tem uma tenacidade  incrível. Ele não desiste!
  7. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança;
  8. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente;
  9. O empreendedor faz uso de sua imaginação. Ele imagina-se sempre vencedor;
  10. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem, na cabeça,  várias alternativas para vencer;
  11. O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade!
          

AS 7 VERDADES DO BAMBU

  1. Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou: AS SETE VERDADES DO BAMBU
  2. Vovô, corre aqui !
  3. Me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar seu tronco se quebrou, caiu com vento e com chuva, e...
  4. ...este bambu tão fraco continua de pé ?
  5. Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.
  6. A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.
  7. Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.
  8. Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sòzinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.
  9. A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
  10. A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós” ( e não de eu’s ). Como ele é ôco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.
  11. A sexta verdade é que o bambu é ôco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser ôco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.
  12. Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é exatamente o título do livro: ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.
  13. Buscando o tesouro do Alto

POSTURA ADEQUADA NUMA ENTREVISTA

CITAÇÕES DE FREIRE

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."



"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"

"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém."
Paulo Freire


terça-feira, 18 de outubro de 2011

OS Ps DO MARKETING


Os Ps do Marketing 


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Também chamado de Marketing Mix, que é definido como a combinação dos elementos variáveis que compõe as atividades de marketing, e ainda hoje são os Ps mais importantes. Em 1949 Neil H. Borden crio o conceito dos 4 Ps do marketing(os 4 Ps “primários” do marketing):

1º P)Product (Produto) - Escolher o produto certo para o cliente alvo. Inclui: CaracterísticasQualidadeDesignEmbalagemGarantiaInstalação,Nome da MarcaInstruçõesServiços e Variedades de opções.

Este é o principal P. Deve-se ter algo para vender(nem que seja a própria imagem). Quanto melhor o produto, mais ele vende.

2º P)Place (Ponto de venda ou Praça) – Alcaçando o cliente alvo. Inclui:Gerenciamento de estoque(Armazenagem), Cobertura geográficaCanais de distribuição(Varejistas Atacadistas e Representantes), Exposição,LocalizaçãoSortimento(volume de variedades e produtos) e Transporte.

Este P é criador de valor, uma facilidade ao cliente. Além de muitas vezes ser uma forma de poder de monopólio.

3º P)Promotion (Promoção) – Vendendo para o cliente. Inclui:
Publicidade
- Planejamento de Conteúdo
- Tipo de mídia
Marketing Direto
Combinação de promoções(mix de promoções)
Relações públicas
Força de vendas(Consultores de vendas – Vendedores)
- Motivação
- Seleção
- Treinamento
Promoção de vendas

É o P diferencial nos dias de hoje. Com o aumento da concorrência e

4º P)Price (Preço) – Fazer a coisa certa para o cliente e a empresa. Inclui:SaláriosTermos de créditoDescontosPoder Aquisitivo da RegiãoPreços introdutóriosPeríodo de pagamentos e Flexibilidade dos preços(o máximo e mínimo).

Este P apesar de ser o menos importante(muitos podem discordar, mas é) dos Ps, se a empresa não tiver organização financeira e uma boa visão de mercado, esse P vai destruir a empresa.

4 PASSOS DA VENDA PORTA A PORTA


Venda Porta a Porta em 4 Passos


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A modalidade de vendas porta em porta é a forma mais antiga de vendas que existiu, e sempre possuiu grande efetividade, tanto por sua proximidade com o cliente quanto por seu baixo custo. Hoje tem muito se falado nessa forma de vendas, e pode ser realizado no mundo virtual também(isso mesmo!!).
Mas antes de começar a dizer os 4 Passos, quero deixar claro que QUALQUER UM pode fazer vendas porta em porta, basta acreditar. Para quem nunca fez, pode parecer vergonhoso e que estará fazendo papel de chato e etc... Mas não se preocupe que isso é normal.
No começo pode parecer difícil para alguns(para mim pelo menos); eu mesmo tinha vontade de chorar de angústia algumas vezes; depois vai se acostumando e vendo que as pessoas simplesmente não estavam interessadas no produto, mas pode ter certeza de uma coisa: outro comprará de ti. Então aprenda a relaxar.

1) Conhecer o produto: Aprenda tudo sobre o produto, imagine-se utilizando técnicas de vendas, mas sem se preocupar tanto. O importante é aprender o máximo possível sobre o produto. Você vai ver que depois das tentativas fracassadas de vendas, automaticamente vai procurar saber mais sobre o produto. Eu me lembro que comecei a praticar Karatê por causa de uma conversa com um colega que adorava karate, eu olha que eu ficava “zoando” com ele por praticar karatê.

Na Internet: funciona da mesma forma. Só que pela Internet você pode colocar informações pertinentes do produto no site para que o cliente tenha conhecimento sobre ele. Quanto mais ele sabe sobre o produto, maior será seu interesse.

2) Cronograma e escolha do local para vender: Após saber tudo sobre o produto, tende descobrir também que tipo de público o consume com maior frequência. Saiba mais sobre como segmentar os clientes.
Olhe no mapa(Os mapas do google são excelentes), e escolhe uma região e vá. Também não fique tao preocupado se não for o lugar ideal, o importante é sempre variar a região para não se tornar repetitivo e para criar uma sensação de exclusividade(claro, por que pode demorar muito tempo para algum outro vendedor aparecer na região, e muitos clientes que recusaram vão se arrepender com o tempo).

Na Internet: Escolha o tipo de público que está atrás, e comece a tentar conversar com eles e use todas as ferramentas possíveis. Tente não Spamear, a melhor opção que eu notei(apesar de não ser pouco experiente neste veículo) é mandar a proposta de algum produto e dizer da melhor forma possível via MSN, Chat, orkut, telefone e etc... E não é difícil achar clientes pela net, só olhar o mercado promissor brasileiro dos Blogs(Blogosfera), onde você pode conhecer diversos dados do cliente pelo próprio blog.

3) Concentração e disciplina: Vá em todas as casas sem exceção, você não sabe qual das casas que está a venda. Como um supervisor me disse uma vez, as casas mais difíceis de chegar são as que têm maiores chance de vender, pois quase ninguém vai.

Na Internet: Fale com todos os contatos da lista um por um. As vezes demora, mas depois de começar a vender fica mais fácil.

4) Use técnicas e rotinas: Em vendas existe uma rotina básica que éApresentação, Abordagem, SondagemProposta(negociação) eFechamento. Para saber mais é só clicar nos links.

Na Internet: Funciona da mesma forma, a diferença é que o cliente não vê o produto em suas mãos(que é uma grande diferença na hora de comprar), então use todas as ferramentas possíveis para construir confiança(Submarino, Mercado Livre), e construir o produto na mente do cliente(fotos, descrição e informações).
O mercado na Internet ainda é muito grande, existem muitas pessoas que ainda não confiam em vendas via Internet, mas o vendedor que conseguir persuadir o cliente a comprar via Internet (persuadir é diferente de forçar –Saiba mais sobre persuasão) vai ganhar um cliente em potencial só para si.

DICAS DE COMO CRIAR UMA MARCA DE PRODUTO


Dicas de como criar uma marca 

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Dicas de como criar nomes de marca, fáceis da mente recordar:

- Começar e terminar o nome com a mesma letra

- Adicionar uma vogal ao final de uma palavra, transformando uma palavra comum em uma marca registrada.

- Terminar um nome de marca com a letra “a”

- Terminar um nome a sílaba “va”, particularmente se a marca precisa ter um ar internacional.

- Iniciar um nome de marca com as letras “ch”

- Terminar o nome com a vogal “o”, particularmente se você quer que a marca tenha um apelo para os homens.

- Iniciar o nome da marca com as letras “Q” ou “J”

- Iniciar o nome com as letras “se”, para soar sexy.

- Incorporar a letra “z” ao nome

- Utilizar nomes curtos, com uma sílaba e no máximo 4 letras.

- Combinar 2 palavras

- Utilizar nomes que soem como um nome genérico do produto(Exemplo: Duracel)

Dicas de representações gráficas:

- Cores e formatos relacionados ao produto

- Originalidade. Se assegurar que não exista nenhuma marca parecida no mercado.

- Compatibilidade. Deve ser facilmente misturada a outras informações.

- Flexibilidade. Tem que ser capaz de ser reproduzida em todas as mídias possíveis

- Atemporalidade. Não pode estar presa a tendências da moda.

- Simples e de fácil memorização

Para saber sobre mais marcas acesse: mundodasmarcas.blogspot.com/
Para saber mais como registrar uma marca própria acesse:www.inpi.gov.br/

OS PECADOS QUE AJUDAM A VENDER


Os Pecados Capitais ajudam a vender?




Os nossos vícios influenciam na hora da compra de produtos, pois de acordo com eles realizamos nossas decisões.
Os pecados capitais fazem elevar o valor e utilidade das mercadorias compradas de acordo com a influencia de determinado(s) pecados.

Envy (Inveja)

“A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas.”
Miguel Cervantes

Quando o cliente sabe que alguém próximo adquiriu determinado bem que ele ainda não tenha, o impulso é de comprar por um custo superior a sua utilidade, de acordo com o tamanho de sua inveja da(s) outra(s) pessoa(s).

Abordagem:

- Comparação com outros clientes
- Comparação com os produtos atuais do cliente

Exemplo:

Vendedor: (no meio da abordagem)”... Todos estão comprando. Sua vizinha aqui do lado do salão de beleza comprou duas”
Cliente: “Ha é. Então me vê três.”

Sloth (Preguiça)

“A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.”
Mário Quintana

Todo mundo deseja realizar suas tarefas rotineiras da melhor forma possível e no menor tempo possível para poder ter mais tempo para fazer nada e descansar. Tanto é que em geral sexta-feira muitos trabalhadores trabalham mais contentes pensando na folga do final de semana. Então sempre que seu produto tiver uma vantagem de economizar tempo, no geral o cliente estará imaginando o tempo economizado como uma folga. E irá aceitar pagar um valor mais elevado por esta vantagem. Exemplos disso são: Controle remoto, lavador de pratos e etc...

Abordagem:

- Economia de tempo
- Economia de desgaste físico

Exemplo:

Vendedor: “O senhor não precisa se preocupar com isso, pois entregaremos na comodidade de sua casa. E quando precisar novamente de nossos serviços o senhor pode ligar para esse número a qualquer horário do dia.... assim não precisará ir a nossas ... e poderá ter mais tempo para fazer o que desejar.”

Segunda Parte

Os Pecados Capitais ajudam a vender? - Parte 2




Anger (Ódio)

"Tudo o que começa com raiva, acaba em vergonha."
Benjamim Franklin

Esse é o tipo de sentimento que um vendedor no mercado legal deve se manter afastado. Essa é a área da Guerra, pois o cliente sempre estará disposto a pagar um valor muito mais alto devido a seu sentimento de ódio e vingança.

Pride (Vaidade)

“A vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação, porém ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve.”
Augusto Cury

Em pequenas porções a vaidade é saudável. Mas hoje a vaidade é o que mais eleva os valores de muitos produtos. É natural que sejam pagos valores mais elevados(de acordo com a vaidade de cada um) por produtos com utilidades idênticas aos demais, mas com uma beleza estética superior ou que eleve sua própria beleza e status.

Abordagem:

- Objeto de elevação de status
- Exclusividade
- Estética

Exemplo:

Vendedor: “...Lindos brincos não é mesmo?”
Cliente: “Sim, mas são muito caros” (tente não falar o preço antes de ter criado valor)
Vendedor: “Vamos antes provar e ver como ficam na senhorita.” ...
Cliente: “Ficaram lindos”
Vendedor: “Sabia que estes brincos foram usados por...(artista ou modelo lindas)”
Cliente: “Oh! É mesmo? Ai..! Mas mesmo assim estão caros.
Vendedor: “Podemos parcelar em ... sem juros”
Cliente: “Se é assim vou levar.”

Observe que foi criado valor apenas com os valores emocionais do produto.

Greed (Avareza - Ganância)

“A avareza é um tirano bem cruel; manda juntar e proíbe o uso daquilo que se junta; visita o desejo e interdiz o gozo.”
Plutarco

Muitas pessoas adquirem um bem pensando em o utilizar no futuro (ou até nunca o utilizar), ou para uma possível emergência. Não é um pecado de todo mal, e que por sinal se o indivíduo não tiver um pouco deste pecado irá sofrer financeiramente em algum momento da vida.

Abordagem:

- Economia
- Várias utilidades
- Colecionável

Exemplo:

Vendedor: “... o senhor hoje gasta ...(faz os cálculos) e se o senhor investir(soa melhor) ... o senhor irá economizar ... e em ... o senhor já terá economizado ... . Além do que o senhor pode utilizar este produto para... e ele pode ser também colecionável.”

Lust (Luxúria)

“Não há paixão mais egoísta do que a luxúria.”
Marquês de Sade

Focado para o público mais jovem, este é o desejo que eleva mais o valor de muitas mercadorias. Tanto que é utilizado em: comerciais de cerveja, roupas, perfumes, carros e etc... E já começaram a utilizar em propagandas voltadas para o público mais velho, por terem desenvolvido ao longo das décadas uma vida sexual mais ativa.

Exemplo:

Vendedor: “Imagine o senhor com uma... e ela ver o senhor com...”(Ai depende muito da criatividade do vendedor e do produto. Mas eu não costumo utilizar esse tipo de abordagem)

Gluttony (Gula)

“A gula começa quando deixamos de ter fome.”
Alphonse Daudet

Este aqui é o mais comum. Muitas estratégias de marketing têm como foco a gula de seus clientes. Exemplos disso: Cheiro de pão no supermercado, embalagens sugestivas com imagens apetitosas e etc... Para saber a diferença, é apenas ir a um supermercado com fome para ver que irá comprar mais produtos do que realmente necessitava.

Abordagem:

- Descrever um alimento saboroso
- Utilizar os cinco sentidos do cliente

OS 10 ERROS DOS VENDEDORES


Os 10 erros dos vendedores




1) Acreditar que o bom vendedor é aquele que fala muito e ouve pouco: O certo é ouvir o cliente, faze-lo falar sobre si mesmo, suas preocupações, suas necessidades e desejos. Somente após ouvir e interpretar o cliente é que o vendedor deve começar a demonstrar seus produtos e serviços, direcionando a conversa para a realidade que o cliente já disse para você.

2) Não gostar de gente: Quem não gosta de gente não pode trabalhar em vendas, em atendimento, em marketing. Vender é se relacionar com outro ser humano, igual a você, com necessidades e desejos, que podem ser satisfeitas com produtos e serviços.

3) Falta de um plano de visitação, vida e venda: Todo o profissional que atua na área comercial, precisa conhecer os seus clientes, saber qual a melhor hora, o melhor dia para visitar. Ter um plano de metas e objetivos, pessoal e profissional.

4) Não ter orgulho da profissão de vendedor: Venda é uma profissão de valor e muito rentável. Trabalhando em vendas você pode fazer a sua relação de clientes, o seu território de atuação, o seu plano de ação, de metas e objetivos. O mercado, os clientes, as empresas valorizam o bom profissional, o mais atualizado, aquele que atende melhor, que entende e satisfaz as preocupações de seus clientes.

5) Acomodação á pobreza: Isso pode ser traduzido como baixo ego-drive, a pessoa acomoda-se a uma determinada situação e, diz para ele mesma que, não esta bem, mas é o máximo que consegue fazer. Acomoda-se num padrão inferior, não sai para novos desafios, disputa de mercado, novos clientes, melhores resultados.

6) Não fazer pós-venda:
 É um grande erro, pensar que vender tem somente um “ato”. No teatro da vida, o cliente precisa ser tratado e encantado em inúmeros “atos”.

7) Pensar: “Este cliente é meu e ninguém pega”: Cuidado este é um grande erro. Confiança excessiva pode deixar o vendedor displicente e acomodado. Trate o seu cliente como se ele fosse o único. Nunca esqueça que deve ter muitos outros vendedores tentando vender para o seu cliente.

8) Achar que, preço é a única coisa que os clientes querem. Achar que, quem tiver o menor preço vende mais e ponto final: Sua empresa, seus produtos e serviços, certamente devem ter vantagens e benefícios, para serem trabalhadas, sustentadas e argumentadas, antes de você cair na guerra de preço. Preço é um item de negociação, nunca esqueça que antes da negociação vem a argumentação e demonstração das qualidades e diferenciais do seu produto e da sua empresa. Quem esquece de argumentar, termina dando desconto e aumentando prazo.

9) Pensar “Nossos concorrentes são melhores que nós”: Ora, quem pensar assim, vai trabalhar na concorrência. Você deve lutar e sustentar o seu produto, o seu serviço e a sua empresa. Somente assim o cliente poderá acreditar e se convencer, para comprar o que você esta oferecendo.

10) Pensar “Eu sou mais sabido que meus clientes”:
O mercado é muito dinâmico, as mudanças estao ocorrendo com velocidade cada vez mais rápidas. As comunicações estao muito ágeis. O pior que pode acontecer, para um profissional é chegar na frente de um cliente desatualizado, sem informação, não conseguir responder às perguntas do seu cliente. Portanto, não seja convencido, achando que sabe mais do que o seu cliente, já vi muitos vendedores perderem vendas e clientes por acharem que sabiam tudo.

Fonte: www.artigos.biz

PROSPECÇÃO DE CLIENTES


Prospecção de Clientes


A palavra “Prospecção” vem de método empregado para localizar e calcular o valor econômico das jazidas minerais. Prospectar clientes seque a mesma lógica, pois é uma técnica de vendas utilizada para encontrar e selecionar os potenciais clientes(chamados de prospects), que são os clientes que têm maior chance de comprar da empresa determinado produto e que possuem maior valor para a empresa.

Em geral, apenas os gerentes ou diretores tem conhecimento, mas é bom que o profissional de vendas saiba como usa-la também.
O grande benefício de se ter uma prospecção eficiente é que uma maior taxa de vendas será realizada, e estas vendas terão em média uma maior margem de lucro.

Os passos para uma prospecção de clientes é: Análise do negócio,análise do mercado e segmentação do mercado.

Análise do negócio: Deve-se aprender e saber tudo a respeito da empresa e do produto. Da empresa - Como o histórico da empresa, se é uma empresa conhecida, quais produtos ela trabalha...
Do produto: caracteristicas dos principais clientes, sazonalidade do produto, variação dos preços, promoções, benefícios...
A partir deste dados o profissional organiza os dados e foca no perfil dos principais clientes, já pensando em estratégias e argumentos de vendas.

Análise do mercado: Com base nos dados obtidos na análise do negócio, descubra:

- quais as preferências de compras deste perfil de cliente
- opinião deste grupo
- quais as suas necessidades
- qual o tamanho deste mercado
- onde eles estão

Segmentação do mercado: É aqui que se divide o mercado que foi analisado. Torna-se mais rentável e fácil trabalhar com um público que foi bem segmentado, pois gastasse menos tempo e dinheiro, além de ser mais fácil vender para esses clientes. É bom ressaltar que nem sempre temos todos os dados necessários, então muito se vai pela dedução e na tentativa e erro. Ler trabalhos estatísticos com credibilidade ajuda muito.

O que é vender?


“Vender” segundo o dicionário, é o ato de “Alienar ou ceder por certo preço; trocar por dinheiro”. Na prática é onde os vendedores, com a intenção de obter o maior lucro, interagem com os compradores, que tem interesse em uma maior satisfação.As vendas estão divididas em venda ativa, que é aparte da venda realizada pelo profissional de vendas, e a venda passiva que é a parte da venda realizada pelo trabalho de marketing realizado. Muitas vendas são praticamente realizadas por venda passiva, porque muitos produtos têm um bom plano de marketing e possuem uma marca forte consolidada.

Basicamente, vender envolve três elementos: o cliente, o produto e oprofissional de vendas.

Cliente: é o mais importante de uma empresa, é para ele que a venda é focada. Pensando nisso, deve-se haver uma analise suas necessidades e gostos para então satisfazê-los.
Sabendo-se as características e preferências de seus clientes, conseguirá separar o público alvo desejado do restante da população, não só ficará muito mais fácil escolher as estratégias de marketing apropriadas para determinado produto e consequentemente se obterá um retorno maior, como também será mais fácil aumentar a satisfação dos seus clientes.

Alguns métodos estatísticos eficientes para isto são: pesquisas de opiniãoanálise de mercado.

Produto: pode ser qualquer bem ou serviço, que tem como finalidade proporcionar algum benefício ou facilidade ao cliente.
O cliente também leva em consideração os benefícios adicionais oferecidos pela empresa, e não apenas os benefícios do produto em si.

Alguns benefícios oferecidos pela empresa: garantia do produto, presteza na entrega, suporte técnico eficiente e entrega em casa.

O Profissional de Vendas: É uma ferramenta fundamental para a conquista e fidelização do cliente para a empresa, sendo ele quem realiza a prospecção de possíveis clientes e quem vai à procura destes. O profissional de vendas deve ter conhecimento de técnicas de vendas, uma boa postura, apresentação adequada à situação e seguir um procedimento de vendas para obter resultados mais favoráveis.

As características principais de um vendedor são: atençãointeresse,conhecimentopersuasão e ação.

Este é apenas o básico sobre vendas, mas mesmo assim considero muito importante, principalmente para quem está começando nesta área.