TÍTULO: Luiz
Gonzaga: A Voz da Realidade
CURSISTA/AUTORA: Ana
Cláudia Santos de Aguiar
LOCAL: Recife - PE
TEMAS TRANSVERSAIS: Cidadania,
Meio ambiente, Ética e Pluralidade Cultural.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: História, Arte, Ciências, Língua Portuguesa e Geografia.
DURAÇÃO: Todo
o ano
INTRODUÇÃO
Este projeto traz em foco, a figura de um
homem que diante das injustiças sociais, valorizou a cultura nordestina através
das suas músicas. Estamos nos referindo
ao nosso “Rei do Baião” Luiz Gonzaga, que foi um dos melhores intérpretes das
alegrias, do sofrimento e das festas tradicionais do povo nordestino.
Diante disto, ressaltamos a
necessidade de abordar as suas obras como um subsídio didático na prática
escolar de alfabetização, com o intuito de mostrar aos alunos, a nossa
realidade social e consequentemente, formar seres reflexivos e ativos
socialmente.
JUSTIFICATIVA
Neste ano, a Prefeitura da
cidade do Recife está homenageando o nosso ilustre Luiz Gonzaga com o tema: Do
Mangue ao Sertão, homenagem aos 100 anos do “Rei do Baião” - 2012, que com o seu talento e amor à música, retratou a
pobreza, as tristezas e as injustiças sociais que marcavam o sertão nordestino,
acompanhado da sua inseparável “sanfona” e de outros instrumentos
musicais. Portanto, através das músicas
de Luiz Gonzaga, buscamos assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise através da leitura, escrita e diálogos com
os alunos.
OBJETIVO
GERAL
Este projeto foi desenvolvido para
mostrar a importância da oralidade e da escrita na sala de aula e no contexto
social, pois leva-nos a refletir sobre a variação linguística e a desenvolver a
capacidade cognitiva, além de combater preconceitos em relação ao comportamento
e linguagem humana.
“Não basta saber ler que Eva
viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto
social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a trajetória
do cantor e compositor Luiz Gonzaga;
- Reconhecer o gênero musical
(forró);
- Expressar ideias e sentimentos
após a escuta e interpretação das músicas:A feira de Caruaru, Xote Ecológico e
ABC do Sertão;
- Identificar os problemas sociais
do NE a partir da obra do compositor;
- Estimular e ampliar a linguagem
oral;
- Apresentar, através das músicas,
informações da vida e dos costumes da população sertaneja;
- Incentivar a escrita nas suas
diversas modalidades;
- Estimular o ritmo, a
criatividade, bem como o prazer em ler e cantar as músicas de Luiz Gonzaga.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do 2º ano do Ensino
Fundamental, com a faixa etária de 7 anos, num total de 31. O projeto possibilita que os mesmos trabalhem
coletivamente e que haja o envolvimento de todos, estimulando assim, a pesquisa
em várias fontes, principalmente, no campo tecnológico.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
- Conversa informal e registro
( sondagem dos conhecimentos prévios);
- De uso da agenda do aluno 2012,
pedir aos mesmos que façam uma análise;
- Após esse momento, perguntar que
tipo de informações eles encontraram;
- Diante das respostas, iniciar
uma conversa acerca do homenageado do ano letivo, Luiz Gonzaga "O Rei do
Baião" e investigar se os mesmos já conhecem o gênero musical (forró);
- Em seguida, fazer uma leitura
coletiva da biografia de Luiz Gonzaga;
- Pedir aos alunos que abram a
agenda no mês de Fevereiro e que leiam coletivamente a música: "A Feira de
Caruaru" e que identifiquem o título e o autor;
- Elaborar um quadro que possibilite
a identificação dos nomes dos animais,
objetos, frutas e comidas, que constam na música;
- Em dupla, solicitar que grifem
as palavras ditadas pela professora (palavras que constam na música) e que
estão escrita numa linguagem diferente., onde a professora fazendo uso do
quadro, reescrevê-las corretamente com o auxílio dos alunos;
- Promover o uso da internet, a
fim de pesquisar os significados das palavras ditadas que constam na música;
- Formar um jogral usando a música
como subsídio;
- Escuta e acompanhamento coletivo
da música;
- Ditado de um dos versos da música
(aleatoriamente).
ESTRUTURA PROGRAMÁTICA/RECURSOS
Serão propostas atividades visando resgatar o repertório
linguístico, através da leitura das músicas de Luiz Gonzaga: A Feira de
Caruaru, ABC do Sertão e Xote Ecológico, desenvolvidas de forma individual e
coletiva com a interação da professora e dos alunos. Serão exibidos vídeos e animações produzidos
com as respectivas músicas, ilustrações de desenhos referentes ao texto
trabalhado, onde para tanto utilizaremos:
- Pesquisa no Laboratório de
informática da escola;
- Pesquisa no computador junto aos
familiares;
- Programas: PowerPoint, e Word;
- Leitura e ordenação de textos;
- Uso de Data-show com textos e
vídeos contextualizados;
- Representação do Sertão através de
desenhos;
- Produção artística com o uso de
tinta guache e argila;
- Uso do mapa de Pernambuco para
localizar a região do Agreste Pernambucano;
- Uso de máquina fotográfica;
- Visita ao Centro Cultural dos
Correios do Recife (Exposição “Exército Sempre em Ação”);
- Visita ao Memorial Luiz Gonzaga.
CULMINÂNCIA
A culminância do projeto acontecerá na exposição dos trabalhos
escritos e representados através de gravuras produzidas pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma contínua, individualizada e coletiva,
através da participação quanto ao posicionamento em relação aos aspectos
negativos e positivos do projeto, que
serão registrados pela professora.
CONCLUSÃO
Por ser um tema rico em conteúdos e
atividades a serem desenvolvidas que possibilitam um bom rendimento nos
trabalhos dos conteúdos citados, reforço o uso da análise linguística,
reconhecendo que os níveis específicos da linguagem são ultrapassados, dando
uma meta real a ser atingida, retratando a identificação do usuário da
linguagem com a diversidade, aperfeiçoando as modalidades de leitura e escrita.
BIBLIOGRAFIA
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ANGELO, Assis. Eu vou contar pra vocês. São
Paulo, Ícone, 1990.
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Arte-educação no Brasil.Das origens ao
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FERNANDES, I.M.B. Música na Escola. In:FDE/Apeosp (org.).
Educação artística- S. Paulo: FDE/Apeoesp,1992.
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FERREIRA, Martins. Como usar a música em sala de
aula. S.Paulo: Contexto, 2001.
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MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed). Enciclopédia da
música popular brasileira: Erudita, folclórica e popular. 2. Ed. S. Paulo: Art
Editora/ Publifolha, 1999.
ANEXOS
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