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quinta-feira, 12 de julho de 2012

Projeto Luiz Gonzaga- A voz da Realidade


TÍTULO: Luiz Gonzaga: A Voz da Realidade
CURSISTA/AUTORA: Ana Cláudia Santos de Aguiar
LOCAL: Recife - PE
TEMAS TRANSVERSAIS: Cidadania, Meio ambiente, Ética e Pluralidade Cultural.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: História, Arte, Ciências, Língua Portuguesa e Geografia.
DURAÇÃO: Todo o ano
INTRODUÇÃO
           Este projeto traz em foco, a figura de um homem que diante das injustiças sociais, valorizou a cultura nordestina através das suas músicas.  Estamos nos referindo ao nosso “Rei do Baião” Luiz Gonzaga, que foi um dos melhores intérpretes das alegrias, do sofrimento e das festas tradicionais do povo nordestino.
             Diante disto, ressaltamos a necessidade de abordar as suas obras como um subsídio didático na prática escolar de alfabetização, com o intuito de mostrar aos alunos, a nossa realidade social e consequentemente, formar seres reflexivos e ativos socialmente.
    
 JUSTIFICATIVA 

        
                 Neste ano, a Prefeitura da cidade do Recife está homenageando o nosso ilustre Luiz Gonzaga com o tema: Do Mangue ao Sertão, homenagem aos 100 anos do “Rei do Baião” - 2012, que  com o seu talento e amor à música, retratou a pobreza, as tristezas e as injustiças sociais que marcavam o sertão nordestino, acompanhado da sua inseparável “sanfona” e de outros instrumentos musicais.  Portanto, através das músicas de Luiz Gonzaga, buscamos assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise   através da leitura, escrita e diálogos com os alunos.



OBJETIVO GERAL

             Este projeto foi desenvolvido para mostrar a importância da oralidade e da escrita na sala de aula e no contexto social, pois leva-nos a refletir sobre a variação linguística e a desenvolver a capacidade cognitiva, além de combater preconceitos em relação ao comportamento e linguagem humana.

                
                 “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
                                                                                            Paulo Freire

      OBJETIVOS ESPECÍFICOS


            - Conhecer a trajetória do cantor e compositor Luiz Gonzaga;
                 

             - Reconhecer o gênero musical (forró);

            - Expressar ideias e sentimentos após a escuta e interpretação das músicas:A feira de Caruaru, Xote Ecológico e ABC do Sertão;

            - Identificar os problemas sociais do NE a partir da obra do compositor;

            - Estimular e ampliar a linguagem oral;

            - Apresentar, através das músicas, informações da vida e dos costumes da população sertaneja;

            - Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;

            - Estimular o ritmo, a criatividade, bem como o prazer em ler e cantar as músicas de Luiz Gonzaga.


PÚBLICO-ALVO


              Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com a faixa etária de 7 anos, num total de 31.  O projeto possibilita que os mesmos trabalhem coletivamente e que haja o envolvimento de todos, estimulando assim, a pesquisa em várias fontes, principalmente, no campo tecnológico.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


             - Conversa informal e registro ( sondagem dos conhecimentos prévios);

             - De uso da agenda do aluno 2012, pedir aos mesmos que façam uma análise;

             - Após esse momento, perguntar que tipo de informações eles encontraram;

             - Diante das respostas, iniciar uma conversa acerca do homenageado do ano letivo, Luiz Gonzaga "O Rei do Baião" e investigar se os mesmos já conhecem o gênero musical (forró);

            - Em seguida, fazer uma leitura coletiva da biografia de Luiz Gonzaga;

            - Pedir aos alunos que abram a agenda no mês de Fevereiro e que leiam coletivamente a música: "A Feira de Caruaru" e que identifiquem o título e o autor;

             - Elaborar um quadro que possibilite a identificação dos nomes dos animais,

objetos,  frutas e comidas, que constam na  música;

             - Em dupla, solicitar que grifem as palavras ditadas pela professora (palavras que constam na música) e que estão escrita numa linguagem diferente., onde a professora fazendo uso do quadro, reescrevê-las corretamente com o auxílio dos alunos;


             - Promover o uso da internet, a fim de pesquisar os significados das palavras ditadas que constam na música;


            - Formar um jogral usando a música como subsídio;


            - Escuta e acompanhamento coletivo da música;


            - Ditado de um dos versos da música (aleatoriamente).



ESTRUTURA PROGRAMÁTICA/RECURSOS


            Serão propostas atividades visando resgatar o repertório linguístico, através da leitura das músicas de Luiz Gonzaga: A Feira de Caruaru, ABC do Sertão e Xote Ecológico, desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação da professora e dos alunos.   Serão exibidos vídeos e animações produzidos com as respectivas músicas, ilustrações de desenhos referentes ao texto trabalhado, onde para tanto utilizaremos:


           - Pesquisa no Laboratório de informática da escola;

           - Pesquisa no computador junto aos familiares;

           - Programas: PowerPoint, e Word;

           - Leitura e ordenação de textos;

           - Uso de Data-show com textos e vídeos contextualizados;

           - Representação do Sertão através de desenhos;

           - Produção artística com o uso de tinta guache e argila;

           - Uso do mapa de Pernambuco para localizar a região do Agreste Pernambucano;

           - Uso de máquina fotográfica;
           - Visita ao Centro Cultural dos Correios do Recife (Exposição “Exército Sempre em Ação”);

            - Visita ao Memorial Luiz Gonzaga.


CULMINÂNCIA


             A culminância do projeto acontecerá na exposição dos trabalhos escritos e representados através de gravuras produzidas pelos alunos.


AVALIAÇÃO


            A avaliação ocorrerá de forma contínua, individualizada e coletiva, através da participação quanto ao posicionamento em relação aos aspectos negativos e positivos do projeto, que  serão registrados pela professora.

CONCLUSÃO


            Por ser um tema rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas que possibilitam um bom rendimento nos trabalhos dos conteúdos citados, reforço o uso da análise linguística, reconhecendo que os níveis específicos da linguagem são ultrapassados, dando uma meta real a ser atingida, retratando a identificação do usuário da linguagem com a diversidade, aperfeiçoando as modalidades de leitura e escrita.

BIBLIOGRAFIA


·         ANGELO, Assis. Eu vou contar pra vocês. São Paulo, Ícone, 1990.

·         Arte-educação no Brasil.Das origens ao modernismo. S. Paulo: perspectiva Sec. De Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de S. Paulo, 1978.

·         FERNANDES, I.M.B.  Música na Escola. In:FDE/Apeosp (org.). Educação artística- S. Paulo: FDE/Apeoesp,1992.

·         FERREIRA, Martins. Como usar a música em sala de aula. S.Paulo: Contexto, 2001.


·         MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed). Enciclopédia da música popular brasileira: Erudita, folclórica e popular. 2. Ed. S. Paulo: Art Editora/ Publifolha, 1999.



ANEXOS















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