Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DE EMPREENDEDORISMO

Conceito
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Podemos citar como características do empreendedor:
- Criatividade
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
- Capacidade de liderança
- Habilidade para trabalhar em equipe
- Gosto pela área em que atua
- Visão de futuro e coragem para assumir riscos
- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
- Saber ouvir as pessoas
- Facilidade de comunicação e expressão
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda. 

Se existem muitas obras sobre o assunto, as definições do tema são as mais diversas,  são apresentados vários conceitos, mas a grande maioria converge no mesmo ponto,a inovação, aliada a força de vontade, e a grande busca de resultados. Para Ângelo (2003) "empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco".
Segundo definição de Barreto (1998) "empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada", assim Barretos enfatiza a grande importância do trabalho, além da capacidade de maximizar recursos.
Uma outra definição interessante é a de Schumpeter (citado por FILION,1999) onde expõe que "empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios ... sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações."
Segundo Timmons (citado por DOLABELA, 2006), "o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20", ao comparar com a revolução industrial, a grande responsável por radicais mudanças no século 20, demonstra o grau de importância para a sociedade do tema empreendedorismo.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE (2009) o empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto. Enquanto a maior parte das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, apesar das dificuldades.
Já para Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.
Todas estas definições exprimem de forma muito clara o que vem a ser o tema empreendedorismo, porém cabe uma definição mais sucinta, onde traga palavras chave, assim:
Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na idéia e transformar em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, tanto faz.
Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
Conceito de Empreendedorismo publicado 25/01/2010 por MARCOS DINIZ em http://www.webartigos.com

Histórias de mulheres empreendedoras
Exemplo de força de vontade e empreendedorismo
Autora: Franciana Oliveira
Conheço uma senhora, que é um verdadeiro exemplo de força de vontade e empreendedorismo. Mãe de família muito dedicada, levanta cedo, faz o café da manhã, leva a filha mais nova na escola, e quando volta, coloca a casa em ordem. Mas tudo isso pra ela é pouco. Há mais ou menos 7 meses atrás, sua família começou a enfrentar problemas financeiros. Tudo começou quando seu esposo teve um prejuízo de quase dez mil reais, e seu filho do meio, um dos responsáveis pelas despesas da casa, ficou desempregado. Por causa destes acontecimentos, ocorreram vários problemas: as contas atrasaram,  as parcelas do financiamento do carro, a mensalidade do colégio da filha, aluguel e muitos outras acumularam por falta de pagamento.
Diante desta situação, essa senhora teve uma idéia. Há dois anos atrás, ela havia feito um curso de preparação de bombons, ovos de páscoa e outras iguarias, sendo assim poderia iniciar um novo empreendimento nessa área. Comprou barras de chocolate, formas, e pôs a mão na massa. Começou a vender os bombons recheados no valor de R$ 1,00 cada. Oferecia para os vizinhos, parentes, amigos e conhecidos. Com isso, foram surgindo várias encomendas não só para bombons, mas também para cestas enfeitadas para o dia das mães, dos pais, dos namorados, ovos de páscoa, árvores e guirlandas de balinhas e de bombons para o natal. Com a renda extra conseguida por essa corajosa mãe de família, ela ajudou o esposo a quitar as dívidas e “sair do vermelho”.
Hoje em dia, essa senhora é muito conhecida por seus bombons. Continua ajudando a família com o dinheiro que ganha, recebe muitas encomendas e sonha em montar o próprio negócio. Esta mulher, é um exemplo de determinação e força de vontade.
Empreendedorismo
Autor: Fernando Marinho
Simone Marinho (minha mãe), trabalhou durante muitos anos como funcionária em empresas. Mesmo trabalhando em outras áreas, seu forte sempre foi fazer doces. Em 2008, após ser demitida de seu serviço, começou a vender seus doces para sustentar a família. No início ganhava pouco dinheiro, mas já servia para ajudar a família.
No final deste mesmo ano de 2008, em outubro, montou uma lanchonete dentro de uma clinica. O empreendimento não deu certo, mas deu a ela a oportunidade de ensinar uma receita em um programa de televisão. Diante da oportunidade, ela percebeu que era o seu momento de iniciar um novo negócio em sociedade com uma empresa de eventos, com isso teve muitos lucros. No início de 2009, devido a problemas de relacionamento decidiu findar essa sociedade.
Mesmo com todos os problemas ela não desistiu. Ela voltou a vender seus doces e fazer encomendas. Finalmente sua iniciativa deu certo,  e atualmente ela está montando um restaurante indígena na praia, que logo será um sucesso. Minha mãe é o meu maior exemplo de vida e empreendedorismo.
História de uma empreendedora
Autora: Renata Lima
A história é sobre uma moça que nasceu no dia 6 de abril de 1964. Nasceu em um lar muito pobre, por isso teve uma infância de fome, trabalho e traumática. Quando chegou na sua fase adulta, trabalhou muito, não importando muitas vezes com seus direitos, tudo isso para dar aos seus três filhos uma vida que ela não teve.
Com o passar dos anos, ela ficou doente, teve depressão. O pessoal do seu trabalho não entendeu e a demitiu injustamente. Essa mulher, passou  pelo vale da sombra da morte, mas se ergueu e hoje além de uma grande vendedora, é gerente e dona da sua própria empresa, que está conquistando o mercado goiano, e cresce a cada dia no mercado das regiões norte e nordeste do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário